Se os carros elétricos estão cada vez mais na moda, novas formas "energizá-los" também estão sendo criadas. Uma delas recarrega a bateria com painéis solares na parte de cima do automóvel, e pode ser usada mesmo quando o carro se movimenta. É isso que a Ford tenta fazer com o seu C-Max Energi Solar, um veículo conceito que foi apresentado no início deste ano. (2014)
“Engenheiros profissionais e estudantes têm lutado durante anos com as questões da energia, aerodinâmica e capacidade de armazenamento, com o objetivo de projetar e construir veículos que funcionam através do sol.”
O novo modelo da Ford é baseado no modelo híbrido da Ford, o C-Max Energi plug-in, e tem 1,5 metros quadrados de painéis fotovoltaicos instalados no telhado.
Os carros elétricos oferecem menos idas às bombas gasolineiras, mas encarregam os condutores da tarefa de carregar as baterias. Devido ao facto de, mesmo com um dia radiante de sol, os painéis de oito quilowatts de capacidade não conseguirem carregar totalmente a bateria de lithium-ion, a Ford decidiu criar juntamente com o Georgia Institute of Technology uma lente acrílica para colocar no topo do carro que consegue captar a luz solar numa área maior. A lente age como uma lupa e concentra toda a luz solar para o carro e absorve energia oito vezes mais.
A bateria, com um dia inteiro de sol teria autonomia até mil quilómetros, mas no modo elétrico só tem autonomia para 33,8 quilómetros. Demora também sete horas com exposição de sol a carregar.
Desenvolvido em parceria por Ford, SunPower Corporation e Georgia Institute of Technology, o C-MAX Solar Energi concept passará por diversos testes nos próximos meses, onde será discutida a viabilidade de sua produção.
Assista ao vídeo sobre o modelo:
Ford C-MAX Solar Energi detailed
Bateria Wireless
Outra tendência para o futuro dos carros vem da Audi. O Audi TT Offroad vem com baterias que são carregadas sem fio. Para isso, são necessárias placas de indução que ficariam no chão. Quando os carros passassem sobre as placas, suas baterias seriam carregadas.
Fonte: bitmag
Nenhum comentário:
Postar um comentário