Trocar Lâmpadas Fluorescentes por LED


Olá pessoal tudo bem?

Então, quem já não pensou em mudar as lâmpadas fluorecentes da casa por lâmpadas LED, já que a conta de energia já é cada vez mais alta? E não sabe qual comprar? É bem simples.

Iluminação por lâmpadas LED

A Iluminação é uma área onde a utilização de equipamentos mais eficientes se traduz em reduções significativas de consumos energéticos. Estudos demonstram que entre 50% e 80% da energia elétrica utilizada em iluminação pode ser economizada por via de investimentos em sistemas de iluminação energeticamente eficientes.
Na maioria dos casos, tais investimentos além de ser rentáveis, também contribuem para a manutenção ou melhoria da qualidade da iluminação.

Existem inúmeras soluções de iluminação baseadas em LED que abrangem os mais variados setores.  Já é um consenso que esse tipo de iluminação irá substituir com vantagens as soluções de iluminação utilizadas atualmente, inclusive a de lâmpadas fluorescentes econômicas muito utilizadas atualmente.

Lâmpadas de LED consomem 80 a 90% menos de energia quando comparado a lâmpada Incandescente e têm uma vida útil teórica de 50.000 horas, na maioria dos casos podendo chegar a 100.000 horas, dependendo do local instalado e do correto dimensionamento para sua utilização. A vida útil de uma lâmpada Incandescente é de apenas 1.000 horas.

No quadro abaixo é possível verificar as diferenças de consumo entre lâmpada LED e incandescente que possuam capacidade de iluminação equivalentes:
Uma lâmpada LED de 8 W pode ser utilizada no lugar da Incandescente de 60 W. Considerando que esteja ligada 8 horas por dia em um ano são 2.920 horas. Pela diferença de 8W para 60W a redução anual é de 152 kw /h por ano.
Além do consumo reduzido, ainda temos:

o    Durabilidade  25 vezes maior
o    98% da lâmpada LED é RECICLÁVEL
o    Não emite calor (Raios UV)


Vou dar um exemplo do meu espaço Home Office que é 3,5m x 3,5m = 12,25m². Ele possui duas lâmpadas fluorecentes de 20w que me dá uma iluminação de 40w. 
Por quais lâmpadas devo substituir? Olhando a tabela posso substituir por duas de 3w e ainda me me sobrariam 10w a mais.


Fácil né?

Grande abraço,
Angelica Colombo Ponciano
Técnica em Edificações
CREA-SC: 125554-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário